Pular para o conteúdo
Home » Brasil terá feriado novo em novembro de 2024

Brasil terá feriado novo em novembro de 2024

O Brasil agora tem um novo feriado nacional: o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2023, transformando a data em feriado nacional a partir de 2024.

Anteriormente, o Dia da Consciência Negra era feriado apenas em alguns estados e municípios, como São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. Desse modo, a criação do feriado nacional visa homenagear Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes quilombolas que lutou contra a escravidão no Brasil colonial. A data também serve para promover uma reflexão sobre a contribuição da população negra na formação da sociedade brasileira. E ainda os desafios ainda enfrentados em relação ao racismo e à desigualdade.

Figuras históricas homenageada: Zumbi e o Quilombo dos Palmares

Zumbi dos Palmares, cuja data de morte em 1695 deu origem ao feriado, é uma figura emblemática na história do Brasil. Portanto, sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares tornou-se um símbolo de resistência contra a opressão escravocrata. Este quilombo, portanto, localizado na atual região de Alagoas, foi um dos mais significativos espaços de libere existentes durante o período colonial e resistiu por quase um século.

Calendário nacional de feriados em 2024

  • 7 de setembro (Independência do Brasil) – sábado;
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – sábado;
  • 2 de novembro (Finados) – sábado;
  • 15 de novembro (Proclamação da República) – sexta-feira;
  • 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quarta-feira;
  • 25 de dezembro (Natal) – quarta-feira

Autor

Meu nome é Luis, conhecido na internet como LEMO. Tenho 22 anos e sou estudante de Economia na Faculdade Técnica de Ostrava. Sou apaixonado por aprender sobre o funcionamento dos mercados e a dinâmica das economias ao redor do mundo.View Author posts