Cada vez mais, as pessoas têm se aventurado no mundo do empreendedorismo, buscando não apenas realizar o sonho de ter o próprio negócio, mas também garantir uma estabilidade financeira. E uma das opções mais procuradas por esses novos empreendedores são as franquias, especialmente em cidades pequenas.
O que são franquias?
De forma simplificada, franquias são modelos de negócios em que uma empresa, já estabelecida no mercado, cede o direito de uso da sua marca, produtos e serviços a terceiros. Esses terceiros, conhecidos como franqueados, pagam uma quantia inicial para ter esse direito e, em troca, recebem todo o suporte e know-how do franqueador.
O sucesso das franquias em cidades pequenas
Muitos podem se perguntar por que as franquias fazem tanto sucesso em cidades pequenas. A resposta é simples: essas cidades possuem um mercado em potencial, no qual muitas vezes falta diversidade de produtos e serviços, abrindo espaço para novos negócios.
Crescimento do mercado de franquias
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020 o setor de franquias cresceu cerca de 8,1% em relação ao ano anterior. Além disso, a ABF também apontou que cerca de 92% das marcas que atuam no Brasil possuem ao menos uma unidade em cidades do interior.
Vantagens de empreender com uma franquia em cidades pequenas
As vantagens de se investir em uma franquia em uma cidade pequena vão além do potencial de crescimento do mercado. Uma das principais é o baixo custo inicial, já que as despesas com aluguel e custo de vida são menores nessas cidades. Além disso, em cidades pequenas, a concorrência tende a ser menor, o que pode ser uma ótima oportunidade para se destacar no mercado.
Franquias de sucesso em cidades pequenas
Com o crescimento do mercado de franquias, muitas marcas já estão se aventurando em cidades pequenas. Entre as mais populares estão as franquias de alimentação, como lanchonetes e sorveterias, e também as de serviços, como limpeza e beleza. Além disso, marcas consolidadas em suas áreas também têm conquistado espaço nessas cidades, como as redes de farmácias e de postos de gasolina.
O papel da franqueadora
Para o sucesso de uma franquia em qualquer lugar, seja em uma cidade grande ou pequena, é fundamental que a franqueadora ofereça todo o suporte necessário para o franqueado. Isso inclui treinamento, auxílio na escolha do ponto comercial, marketing e fornecimento de produtos e materiais padronizados.
Conclusão
Investir em uma franquia em uma cidade pequena pode ser uma ótima oportunidade de empreender com baixo custo e em um mercado em crescimento. Além disso, o suporte da franqueadora e o potencial de se destacar da concorrência são fatores que podem levar ao sucesso do negócio.
Gostou?
Veja mais artigos como esse em nosso site.
Receba artigos exclusivos no seu WhatsApp!